A pergunta que querem fazer mas não me fazem
O que eu faço para ganhar dinheiro?
Se você estivesse se encontrando pela primeira vez com uma pessoa, que tipo de perguntas faria para conhecê-la? Ou ainda, o que você acha interessante conhecer sobre uma pessoa?
Vamos pensar que esse encontro não é um encontro romântico, quero dizer, não com a intenção de criar uma conexão que acabe culminando em coito (to usando palavras de um personagem que eu gosto muito).
Esses dias uma seguidora me disse em uma mensagem no Instagram que ela não sabia até agora o que eu fazia da vida ou quem eu era.
De fato, pelas minhas publicações, é mais fácil concluir que eu gosto de fotografar e gosto de viajar. Diante disso, você pode inferir, o Pedro é viajante e fotógrafo. Essa seria uma boa definição, que é, de certa forma, veradde. Mas existem perguntas subjacentes que surgem a partir dessa constatação.
Como ele faz pra pagar essas viagens se ele é fotógrafo?
Não quero dizer que todo fotógrafo é pobre, mas é preciso ser muito fora da curva para poder viver da fotografia com elementos que vão muito além do ato de fotografar. Para que eu conseguisse ter a vida que eu tenho hoje fotografando, não poderia morar onde moro.
Então, o que eu faço?
Antes de responder, preciso dar a informação de que sou formado em matemática e fiz toda a trilha acadêmica : especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Meu doutorado foi um divisor de águas na minha vida, pois me oportunizou morar cinco anos em Lyon, na França.
Lá tive contato com muitas pessoas de muitas culturas e um pensamento muito diferente do que eu tinha sido criado até então. Mas esse é um papo para outro texto.
Atualmente trabalho em um banco onde desenvolvo — simplificando muito — fórmulas matemáticas que ajudam a empresa a tomar alguma decisão. Os tais dos algoritmos que decidem o que você vê no seu feed, outras empresas desenvolvem a mesma coisa para ajudá-las a tomarem decisões mais assertivas. Meu trabalho é desenvolver esses programas, usando linguagem de programação e matemática para resolver problemas específicos.
Eu separo muito bem minha vida profissional da minha vida pessoal. Por isso você não vê publicações relacionadas ao meu trabalho nas minhas redes sociais.
Tem um episódio de Friends onde tentam descobrir o que o Chandler faz para ganhar dinheiro. Sabemos que ele trabalha em um escritório, mas o que exatamente ele faz, ninguém sabe.
Agora você sabe o que eu faço, ou mais ou menos. De certa forma, sou garoto de programa.



